quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Terapeuta! O meu bebé necessita de Fisioterapia?

Certamente já ouviu falar que o bebé ou filho de alguém conhecido precisou, em dada altura, de ginástica respiratória…ou cinesiterapia respiratória… Pois bem, tudo isto são designações para a chamada Fisioterapia Respiratória.

O que é a Fisioterapia Respiratória?
A Fisioterapia Respiratória em crianças, consiste num conjunto de técnicas manuais aplicadas sobre o tórax, e/ou recorrendo a jogos ou brincadeiras, dependendo da idade da criança, que facilitem a desobstrução nasal e das vias aéreas superiores e/ou inferiores (brônquios e bronquíolos) através remoção das secreções que nelas se acumulam.
O efeito destas técnicas de compressão será uma progressão das secreções até à boca, de modo a que a criança possa eliminar as secreções, deglutindo-as ou eliminando-as pela tosse.

O meu filho precisa de Fisioterapia Respiratória?
Com a chegada do tempo frio (de Outubro a Março) surgem com mais frequência as infecções respiratórias, sendo que as que afectam mais as crianças são as pneumonias, as bronquiolites e as traqueobronquites (infecções da traqueia e dos brônquios). Em todas estas patologias, a Fisioterapia Respiratória representa um papel importante na drenagem e remoção eficazes das secreções, contribuindo para uma boa função pulmonar e alívio dos sintomas de “crise respiratória”.

Quais os benefícios da Fisioterapia Respiratória?
Os benefícios da Fisioterapia Respiratória, para além de sintomáticos são também fisiológicos:
- diminuição dos sintomas da infecção respiratória (esforço respiratório, sensação de falta de ar),
- diminuição do eventual cansaço/prostração durante o dia,
- noites mais tranquilas,
- melhoria e optimização da função respiratória,
- prevenção de acumulação de secreções e complicações respiratórias  graves.

Informações úteis:
- ao deitar, coloque uma almofada por baixo do colchão da cama do seu filho, de modo a que ele fique com a cabeceira ligeiramente elevada – isto irá ajudar a diminuir a acumulação de secreções na cavidade nasal e consequentemente a sua obstrução
- mantenha o seu filho hidratado com água e/ou chás. Desta forma estará também a contribuir para uma melhor hidratação das vias aéreas, o que diminuirá a eventual tendência para o colapso (fechamento) das mesmas e facilitará o deslocamento natural das secreções para a boca.
- depois do banho, mantenha-o por mais alguns momentos na casa de banho de modo a que fique em contacto com o vapor para que as secreções fiquem mais fluidas e sejam expulsas mais facilmente.

Lembre-se que o Fisioterapeuta é o único profissional de saúde com formação e competências específicas para fazer tratamentos de Fisioterapia Respiratória.


Fisiot. Pedro Seixas
Tlm.: 96 55 22 937
e-mail: ftseixas@gmail.com

Sem comentários: