quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Existem alternativas à artroplastia (prótese) da anca?

O que é a Osteoartrose?

A osteoartrose é uma doença que atinge, fundamentalmente, a cartilagem articular, que é um tecido conjuntivo elástico que se encontra nas extremidades dos ossos que se articulam entre si. A cartilagem articular é nutrida pelo líquido articular ou líquido sinovial. Este líquido articular, que é muito viscoso, contribui para lubrificar a articulação, facilitando os seus movimentos, e permitindo que nas articulações saudáveis as cartilagens deslizem umas sobre as outras sem atrito, isto é, sem desgaste. A cartilagem articular é constituída por células chamadas condrocitos, água e por substâncias proteicas produzidas por estas células e chamadas, respectivamente, proteoglicanos e fibras de colagénio.

Na osteoartrose os condrocitos vão morrendo e produzem menor quantidade de proteoglicanos e de colagénio. Em consequência disto a cartilagem articular ulcera e o osso que está por debaixo da cartilagem, chamado osso sub-condral, reage, espessando-se e dando origem a excrescências ósseas chamadas osteófitos. Os osteófitos são conhecidos entre o grande público pelo nome de "bicos de papagaio", porque alguns deles, ao raio-X, dão imagens que lembram precisamente o bico de um papagaio.

Sintomas

Os principais sintomas da osteoartrose são a dor, a rigidez, a limitação dos movimentos e, em fases mais avançadas, as deformações.

A dor tem um ritmo, isto é, um modo de ser ao longo do dia, que se convencionou chamar mecânico.

O ritmo mecânico é caracterizado pelo facto das dores se agravarem ao longo do dia, com os movimentos e com os esforços, e melhorarem quando o doente repousa, em particular quando se deita. Regra geral, os doentes com osteoartrose não têm dores durante a noite e dormem bem, embora em alguns casos muito avançados de artroses das ancas e dos joelhos, as dores possam, também surgir durante a noite. A rigidez surge sobretudo, ao iniciar os movimentos, como por exemplo, no doente que está sentado e se levanta e surge, também, de manhã ao acordar. A rigidez da osteoartrose é de curta duração, não ultrapassando os 30 minutos. A limitação de movimentos pode surgir precocemente, ao contrário do que acontece com as deformações que, em regra, são tardias.

Exercícios e recomendações para a artrose da anca.

1. 10 minutos diários de bicicleta estática (roda livre)

2. Caminhadas em piscina aquecida (ou classes para artrose da anca – com fisioterapeuta)

3. Calor de manhã visando diminuir a rigidez articular e a dor

4. Gelo à noite visando controlar a dor e a resposta inflamatória

5. Diminuição de peso é fundamental

6. Toma de suplementos com Condroitina, Glucosamina e Omega-3 pode ajudar.

7. Uma boa flexibilidade de toda a musculatura responsável pelos movimentos da articulação conduzirá um aumento da mobilidade da mesma e possivelmente a uma diminuição das queixas.

8. Para além disso e de forma individual pode realizar os seguintes exercícios visando aumentar o conforto/estabilidade e simultâneamente a diminuição da dor.
Deitado de costas, tente encostar o joelho ao peito com ajuda das mãos e braços. Repetir 10 vezes cada membro

Deitado de costas, afastar os tornozelos e tornar a juntá-los. Pode também rodar os pés para dentro e para fora. Repetir 20 vezes.

Deitar-se simplesmente de barriga para baixo durante 10-15 minutos e elevar a perna, esticada,mantendo-a no ar durante 10 segundos.

Colocar um elástico forte ou um cinto à volta dos tornozelos para a que fiquem um pouco apertados. Tente afastá-los durante 10 segundos. Repita 10 vezes.


Fonte: Liga Portuguesa contra doenças reumáticas

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por toda a informacao muito util.

Unknown disse...

Obrigado vai ajudar imenso

Unknown disse...

Obrigado vai ajudar imenso