segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cancro de mama. Poderá a Fisioterapia ajudar-me?

A Fisioterapia pode devolver-lhe qualidade de vida e funcionalidade, contribuindo para a restituição do seu bem-estar, durante e depois da doença.

 O cancro da mama é o tumor maligno mais frequente no sexo feminino. Estima-se que uma em cada dez mulheres poderá desenvolver cancro de mama ao longo da vida.
A terapêutica passa, frequentemente, pela cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia ou Hormonoterapia. Estas terapias poderão ser utilizadas isoladamente ou de forma combinada. Há vários problemas clínicos que podem surgir secundariamente às terapias oncológicas:

·    Diminuição das amplitudes articulares
·     Diminuição da força muscular
·     Alteração do estado emocional
·    Alterações posturais
·    Alterações da sensibilidade
·    Desenvolvimento de linfedema
·    Aderências da parede torácica
·    Dor

São várias as áreas de actuação do fisioterapeuta após a cirurgia ao cancro de mama.

Reabilitação funcional
Actua na melhoria da função do membro superior do lado operado e na mobilidade da pele e das cicatrizes, assim como na prevenção e resolução de complicações secundárias à cirurgia como a perda de sensibilidade e o linfedema.

Reabilitação psicossocial
Ajuda a doente e a família a aceitar a doença e a perda da mama, a viver com os seus medos e ansiedades sobre a morte e a valorizar a aparência física e a sexualidade.

Reabilitação estética
Prepara e melhora o resultado estético na reconstrução mamária.

Reabilitação ocupacional / vocacional
Ensina a doente a ter um novo comportamento com o braço do lado operado, de forma a prevenir o aparecimento de linfedema e infecções subcutâneas.
O fisioterapeuta deve ter a preocupação de se inteirar sobre a situação profissional da doente de forma a poder aconselhá-la sobre algumas adaptações a realizar. Deve também dar a conhecer à doente os benefícios fiscais a que tem direito.


Ft. Sofia Jordão dos Santos

Sem comentários: