quarta-feira, 20 de abril de 2011

Relato de uma estudante de Terapia da Fala sobre enfermagem de "reabilitação"


Olá Terapeutas,

No decurso do meu estágio numa Unidade de Convalescença deparei-me com uma situação que passo a partilhar: 

Está preparada a Proposta de Decreto-Lei que define as competências da Enfermagem de Reabilitação, na qual são referidas funções/competências do trabalho do Terapeuta da Fala.
Do mesmo modo, numa das pesquisas que realizei na internet deparei-me com um documento, elaborado por Enfermeiros de Reabilitação, com casos clínicos onde são estabelecidos objectivos de intervenção na área da
comunicação, deglutição e motricidade orofacial. Poderão aceder ao documento no site www.aper.com.pt/index_ficheiros/2010CL14.pdf,

Parecendo-me que se trata de mais um caso que ameaça o exercício da Terapia da Fala, uma vez que na perspectiva economicista actual, poderão começar a surgir situações em que um Enfermeiro de Reabilitação poderá vir a substituir 3 técnicos (Terapeuta da Fala, Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional - dadas as competências definidas na proposta de dec-lei), considero importante para a Terapia da Fala que haja uma mobilização no sentido de que sejam tomadas medidas junto de entidades superiores. 


Sem mais, agradeço a atenção dispensada
Elisabete Gama
4º Ano Terapia da Fala

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem, a verdade é que antes de existirem esses terapeutas todos, já o serviço era assegurado por enfermeiros. Tal como técnicos de laboratório,podologistas, etc... Os enfermeiros é que viram os seus lugares a serem ocupados sistematicamente por "novos" técnicos de saúde.

Sara disse...

este último comentário dá vontade de rir..dizerem que estas competências são vossas é no mínimo ridículo..enfim