segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Terapeuta! Torci o pé. Que devo fazer?

Antes de mais permitam-me esclarecer duas pequenas questões. Objectivamente quando se diz "torci o pé" o que realmente acontece é uma entorse da articulação tibio-társica. Por outro lado a lesão propriamente dita não é a entorse em si, pois uma entorse é o mecanismo da lesão. Podemos ter uma entorse de tibio-társica, uma torção do joelho mas isso são mecanismos. Na sequência destes mecanismos podem resultar roturas ligamentares, meniscais ou até lesões condrais, isto sim lesões.
De qualquer forma vamos assumir o entorse de tibio-társcia como lesão neste post e classificá-la.
Existem três graus: I, II e III

Grau I                                Grau II                                       Grau III
 - Estiramento ligamentar   - Rotura ligamentar parcial             - Rotura total ligaments
 - Possível edema ligeiro     - Edema considerável                     - Grande edema
 - Sem sinais de derrame    - Possível presença sinais derrame   - Derrame evidente
 - Estabilidade mantida       - Instabilidade ligeira/moderada       - Grande instabilidade

O tratamento desta lesão inicia-se logo após a ocorrência da mesma, pois muitas não são tratadas precocemente ou são mal reabilitadas e desenvolvem problemas/queixas crónicos. A instabilidade é também um problema resultante de entorses de tibio-társica mal recuperados e que pode conduzir a nova lesão.
A abordagem inicial (fase aguda) a este tipo de lesão resume-se a 4 letras: 
RICE -  Rest, Ice, Compression, Elevation. 
A primeira é simples e corresponde a Descanso; em relação ao Gelo deve ser colocado a cada duas horas por um período de 20 minutos; A Compressão deverá ser realizada por uma ligadura funcional (a realizar pelo seu Fisioterapeuta) ou caso não seja possível ir a uma consulta de Fisioterapia poderá utilizar um pé elástico à venda nas farmácias (menos eficaz); por fim a Elevação, mantendo o pé elevado e apoiado.
Como referi anteriormente deve consultar o seu Fisioterapeuta de imediato e iniciar tratamentos. A terapêutica RICE será aplicada entre tratamentos, em sua casa. Os tratamentos terão como objectivos a diminuição de edema, repor amplitudes articular, potenciar/acelerar processo cicatrização tecidular, prevenir/eliminar a formação de aderências/fibroses, realização de trabalho proprioceptivo e estimular/fortalecer a musculatura envolvente.
O que não deve realizar na fase aguda da sua lesão:
HARM - Heat, Alcool, Running, Massage


Fisiot. Miguel Estêvão

12 comentários:

Anónimo disse...

oi. eu torci meu pé tem mais ou menos uns dez dias e não procurei atendimento na hora não conseguia nem pisar mais agora consigo apesar de doer um pouco mais ele continua inchado e ele dói mais qnd uso sandália rasteira, estou preocupada, me ajude por favor será que meu pé não vai mais voltar ao normal?

Anónimo disse...

oi.eu torci meu pe a mais ou menos 4 dias e nao procurei atendimento medico,so q nao enchou mas doi oq eu posso fazer para melhorar o meu pe??

Ana disse...

Anonimo procure um ortopedista, pois ja aconteceu isso comigo, quando torci o pé nao conseguia nem coloca-lo no chao, com o tempo ele continuou doendo, entao fui ao ortopedista e entao tinha rompido meu ligamento. Tive que operar :/

Beijos, espero ter ajudado!

Ft. Miguel Estêvão disse...

Quase um ano depois aqui fica a minha resposta...
É sempre importante consultar um Médico ou Fisioterapeuta principalmente se se tratar de um primeiro entorse. Para além de roturas ligamentares muitas vezes está também associado pequenas fraturas. Nestes casos a realização de um Raio-x é fundamental.
Em relação à rotura de ligamentos e à cirurgia (operação) confesso que não é muito comum. Na minha pratica tenho encontrado ambos os casos; roturas totais de ligamentos reabilitados de forma conservadora na sua maioria e alguns com recurso a cirurgia. em qualquer um dos casos os tratamentos de Fisioterapia são indispensáveis.


Cumpriementos

Unknown disse...

Oi torci meu pe a 1 ano atrás no dia fui ate o hospital e eles podem ver pelo raio x que nao aconteceu nada. So que agora dei uma leve torcida jogando volei de areia mais nao ficou igual a 1 vez mais qualquer impacto ele doe um pouco. Tentei ficas algumas semanas sem jogar mais msm assim doe um pouco o que devo fazer

Anónimo disse...

Torci meu pé, tava andando de skate, fui jogar uma trick, e caí de mal jeito. Logo depois,eu coloquei no gelo e eu alonguei com muita força(até onde eu aguentei), e no dia seguinte, eu já conseguia andar normal, sentia um pouco de dor, mas não era tão grave. Mas tenho 2 campeonatos pra ir, e tenho que ficar bom logo.

Anónimo disse...

Olá sou skatista! Torci meu pé tentando uma manobra e cai de mau jeito, na hora doe bastante. Depois a dor tinha aliviado um pouco, ai coloquei gelo, fui deitar pra dormir quando derrepente eu acordo com meu pé doendo horrores e nem consigo por ele no chão de tanta dor oque devo fazer ? Me ajudem pois não posso ficar sem andar de skate !

Anónimo disse...

Estou assim tbm! Terrivel

Anónimo disse...

Bom dia torci meu pé,está doendo pouco encheu também pouco eu vou viajar amanhã de avião tem algum problema,o que poderia fazer

Anónimo disse...

Bom dia torci meu pé,está doendo pouco encheu também pouco eu vou viajar amanhã de avião tem algum problema,o que poderia fazer

TADEU ALVES disse...

Fica inchadopor dias mesmo?
Não doi so a latejamento quando passo um tempo deitado e depois me levanto.
é normal não ter desinchado?
E por que lateja nos pes quando me levanto?
Lembrando q ando muito.
Obrigado

Unknown disse...

Ontem torci o pé a jogar à bola o pé deve de fazer ajuda me pf ?!