sexta-feira, 6 de maio de 2011

Como devo usar as minhas canadianas?

O senso comum nem sempre é sinónimo de verdade e o exemplo do uso das canadianas é um desses casos. Muitas duvidas surgem na altura de usarmos este auxiliar de marcha e as respostas geralmente não são as correctas. Vou falar-vos do tipo mais comum de canadianas existente no nosso país, com a tradicional pega e apoio de antebraço. 
Vamos começar exactamente pelo ajuste destes dois componentes. O apoio de antebraço deve encontrar-se logo abaixo do cotovelo ao passo que a pega encontrar-se-á ao nível do grande trocanter, osso facilmente palpável na sua "anca". (ver imagem)

Depois de ajustar a altura da canadiana passamos à sua utilização propriamente dita. Numa fase inicial, em que o paciente não pode exercer carga no membro afectado, a utilização de duas canadianas é imperativa. Desta forma avançamos os dois auxiliares de marcha em simultâneo e de seguida o membro são, e assim sucessivamente.
Quando é possível colocar alguma carga no membro afectado utilizamos igualmente dois auxiliares de marcha mas desta feita avançamos os dois em simultâneo seguidos do membro afectado e por ultimo o membro são.

Sendo possível colocar mais de 50% de carga no membro afectado passamos a utilizar somente uma canadiana. Mas em que lado a colocamos? Antes de continuar faça o seu raciocínio e tente descobrir de que lado a devemos colocar...
Ao caminharmos normalmente, sem qualquer lesão, quando avançamos o membro inferior direito o braço esquerdo acompanha esse movimento. Quando movemos o membro inferior esquerdo é o braço direito que o acompanha e avança. Imagine um soldado a marchar. Desta forma colocamos o auxiliar de marcha do lado oposto ao membro afectado, não só pelo que vos acabo de explicar mas principalmente para retirarmos carga do lado afectado quando avançamos o membro são. Caso contrário quando avançassemos o lado são toda a carga ficaria do lado afectado.

Existem ainda outras formas de utilização deste tipo de auxiliares de marcha para todo um leque de situações específicas, assim como toda uma vasta gama de produtos que o podem ajudar na sua locomoção. Deixo-vos com estas pequenas dicas que no meu entender são as principais duvidas/erros existentes na utilização deste material. 

Não deixe de questionar o seu Médico ou Fisioterapeuta antes de utilizar qualquer auxiliar de marcha


Ft. Miguel Estêvão

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ft, julgo que os acessórios de marcha a ue se refere são canadianas e não muletas. As muletas são axilares.

Ft. Miguel Estêvão disse...

Bem reparado. Agradeço a chamada de atenção. Está corrigido.