terça-feira, 17 de maio de 2011

Que devo comer na véspera e no dia da competição?

Ao contrário do que vem sendo apanágio em certas classes profissionais neste nosso país quero deixar claro que não é de todo minha intenção falar-vos de um assunto para o qual não estou habilitado. Nesta medida consultei um profissional da área, Dietista, que me auxiliou na elaboração de pequenas dicas sobre alimentação na véspera e em dia de jogo para atletas mais ou menos profissionais. Como o nome indica isto são pequenas dicas que visam auxiliar os atletas que não tenham possibilidade de consultar um Dietista. Este texto não substitui uma consulta e consequentes aconselhamentos por parte destes profissionais. Os verdadeiros objectivos atingem-se com dietas aplicadas diariamente e ao longo de anos. Comer bem somente uma vez por semana e praticamente igual a nada. É celebre a frase: -"Nós somos aquilo que comemos". Para além disso o desempenho de qualquer atleta depende mais da sua alimentação diária do que somente da sua alimentação em dia de jogo.
Desta forma e uma vez que não deixa de ser bastante importante, deixo-vos com pequenas dicas sobre o que devem e não devem fazer na véspera e no dia de competição:


  • Não ingerir alimentos de digestão difícil como são exemplos as batatas, feijão, grão, favas, ervilhas (...) A ingestão deste tipo de alimentos aumenta o risco de uma má digestão e o aparecimento de cólicas abdominais.
  • Não ingerir alimentos com muita gordura como são exemplo os" fritos" ou manteiga e queijo. As gorduras atrasam a digestão, para além de todos os malefícios sobejamente conhecidos.
  • Não ingerir bebidas com propriedades diuréticas como Coca-cola, certos chás e álcool. Tais propriedades podem conduzir a desidratação.
  • Aumentar consideravelmente a ingestão de água na véspera e em dia de competição principalmente no período entre a ultima refeição e a competição. Na hora que antecede a competição deve ingerir meio litro de água. A hidratação deve ser sempre realizada de forma faseada e em pequenas quantidades.
  • As refeições devem ser ricas em hidratos de carbono. De entre muitas funções os hidratos de carbono têm um papel fundamental durante a realização de exercício físico, uma vez que são os principais fornecedores de energia para o desempenho da actividade muscular. As principais fontes de Hidratos são as massas, arroz, cereais e vegetais.
  • Devendo a refeição no dia da competição ser preferencialmente rica em Hidratos de carbono (exemplo: esparguete à carbonara) o atleta deverá/poderá associar peixe/carne grelhada (em pequena quantidade), saladas e legumes.
  • É importante realizar refeições até, no máximo, 3 horas antes do exercício físico. Caso o jogador sinta fome entre esta refeição e o jogo, poderá ingerir pequenas quantidades de hidratos de carbono de baixo índice glicémico e fáceis de ingerir, como por exemplo 2 a 3 bolachas Maria.
  • Nas duas horas que precedem o esforço não deve ingerir açucares simples ou outros glícidos de alto índice glicémico, podendo originar hipoglicemia reactiva.

Elaborado com a colaboração do Dietista Rúben Correia

Sem comentários: