terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Terapeuta! O que é uma lombalgia?

No que concerne ao significado da palavra lombalgia o mais fácil é decompor-la em duas partes. Uma será "lombar", que como o nome indica se refere à região inferior da coluna vertebral e a outra "algia" que significa dor. Desta forma quando nos dirigimos a um profissional clínico e ele nos diz: -" O que o senhor tem é uma lombalgia", poderemos sempre retorquir: - "Muito obrigado mas isso já eu sei. Vim cá por isso mesmo, doem-me as costas."
Quero com isto dizer que o difícil de diagnosticar é a causa dessa lombalgia e é nisso que os profissionais clínicos se devem centrar. Conhecendo a causa poderemos tratar o origem da lombalgia.
Associado à grande maioria das lombalgias temos o espasmo muscular (por vezes é causa) que poderá funcionar como mecanismo de protecção, através da diminuição da mobilidade local. No entanto as causas de lombalgia podem ser variadas. Tendo no seu cerne alterações mecânicas a lombalgia surge por posturas incorrectas mantidas durante muito tempo (no trabalho), gestos repetidos, esforços exagerados, musculatura em mau estado (sedentarismo) e instabilidade vertebral. Pode ainda ter causas traumáticas ou degenerativas. No leque de causas menos frequentes temos ainda os tumores, alterações metabólicas e endócrinas e dor referida. A dor referida terá uma origem extra coluna lombar, órgãos internos por exemplo, mas que podem desencadear uma lombalgia.
Independentemente da causa e na grande generalidade das lombalgias em fase aguda com espasmo muscular associado a abordagem deve centrar-se em três pontos: -Repouso, Calor e possivelmente Relaxantes Musculares (para este ultimo ponto deverá consultar o seu médico).
É importante que consulte o seu médico ou fisioterapeuta para determinar com exactidão qual a origem da sua lombalgia. Para quem ainda não apresenta dor lombar atente na imagem que se segue e comece a proteger a sua coluna lombar.

Forma correcta para apanhar objectos do solo



Fisiot. Miguel Estêvão

Sem comentários: