domingo, 27 de março de 2011

O meu médico diz que tenho ciática. O que quer dizer?

Quando alguém lhe diz que sofre de ciática significa que o seu nervo ciático sofre de um processo de compressão e/ou irritação. A dor causada por estes processos é chamada de dor ciática. Mais uma vez a dor ciática não é um diagnóstico mas sim um sintoma. As causas mais comuns são de origem lombar, nomeadamente, hérnia discal, estenose e espondilolistese. Todas estas situações, de forma mais ou menos directa, acabam por gerar compressão a nível da raiz do nervo, desencadeando toda a sintomatologia característica. 
Referi causas de origem lombar pois existem outros factores/causas que podem desencadear dor ciática mas que não têm na sua génese as alterações degenerativas da região lombar. Um desses exemplos é a contractura do piramidal/piriforme, músculo profundo da região glútea. O nervo ciático passa junto a este músculo na maioria dos casos e em 15% da população passa mesmo através deste dividindo-o em duas partes. Uma contractura do piramidal vai desencadear um processo irritativo no nervo e despoletar toda a sintomatologia. 
Alterações posturais, encurtamentos musculares e até quedas podem também desencadear este quadro.
A sintomatologia de uma compressão/irritação do nervo ciático caracteriza-se principalmente por dor localizada na região lombar e/ou região glútea, dor irradiada em parte ou na totalidade do trajecto do nervo ciático, formigueiro, dormência e perda de força no membro afectado.
O aumento da temperatura a nível das regiões lombares e glútea pode aliviar a sintomatologia assim como os dois exercicios de flexibilidade que apresento de seguida. 
De qualquer forma não deixe de consultar o seu Fisioterapeuta. 




Ft. Miguel Estêvão

Sem comentários: